Quem nunca se deparou com alguém dormindo no chão da rua? Na maioria das vezes passamos por eles e simplesmente ignoramos o fato deles estarem naquele local sujo, digno de um cachorro abandonado. Eu como amante dos cães afirmo que ali não é lugar para eles, muito menos o lugar para uma pessoa dormir; seja ela homem ou mulher, criança ou adulto. Tento imaginar o que se passa pela cabeça desses cidadãos, que talvez não tenham sequer um documento representativo de sua moral ou conduta; tento imaginar por qual motivo ou circunstância eles dormem ali e Algumas das minhas imaginações podem ser descritas em palavras, mas não descreverá a real razão e o sentimento dessas pessoas.
Essas observações são baseadas na educação, que é a base formadora do ser humano. É dela que se caracteriza a nossa personalidade; a princípio ela é herança dos pais, mas logo em seguida aprendemos muitas coisas na escola, na rua, no trabalho, enfim… convivendo e interagindo entre as pessoas.
Um dos principais motivos dos moradores de rua estarem nesta situação é a herança da educação. Os pais como principais responsáveis não tiveram oportunidade de educar os filhos, pois os mesmos não foram educados de acordo com a sociedade, portanto, seus filhos acabam não tendo uma boa base educacional que colaboraria, e muito, para o surgimento de oportunidades na vida.
Esses fatores levam o indivíduo a ser submetido à esmola. Quem nunca se sentiu constrangido quando alguém com uma má aparência lhe pede dinheiro. Particularmente eu não ajudo nesse aspecto pois nas vezes que ajudei acabei tendo o desprazer de saber que tal pessoa se drogaria, compraria um cigarro ou uma bebida alcoólica. Percebi que ajudando dessa maneira, estaria os acomodando e formando um ciclo vicioso o que não acarretaria no incentivo na luta pela mudança de vida.
O desinteresse é outro fator muito importante, tanto dos moradores de rua, quanto nossa e do Governo. Quem se preocupa em ajudá-los? Eles se preocupam em ajudar-se? O que o Governo deveria fazer para incentivá-los a mudar de vida? Essas perguntas se forem respondidas e correspondidas, provavelmente ocasionará no fim do problema, principalmente se a pessoa quiser se ajudar, pois sem esforço, sem amor próprio, sem lutar, nada muda, tudo fica estagnado ou preso a um passado de arrependimentos e marcas de dor e sofrimento.
Não consigo aceitar o fato de passarmos por cima de pessoas assim, como se fossem baratas, tornando-as insignificante, sem valor e imoral!
Não consigo aceitar que o nosso Estado vira as costas e não dá oportunidade suficiente para esses cidadãos se erguerem!
Não consigo aceitar o fato de viver num país onde a coisa mais importante, a vida do ser humano, é a que menos importa!
Podemos ignorar tudo isso e vivermos nossas vidas e levar em conta que tudo isso é perda de tempo, ou lutarmos para ajustarmos os problemas de nossa sociedade.
Até quando vamos suportar tudo isso?
Qual a opinião de vocês, leitores, em relação ao texto? O que poderia ser feito para melhorar essa situação? Em quais circunstâncias você ajudaria os “Moradores de Rua”?

11 comentários
Feed de comentários deste artigo
26/01/2010 às 16:43
Deborah
Adorei o texto, ele fala tudo. Infelismente o nosso Governo não toma nenhuma providência em relação a esse problema social. Enquanto isso se preocupam com projetos desnecessários mas que trarão lucros para benefícios próprios.
26/01/2010 às 16:56
Adriana Candido
Gostei muito da forma que o assunto foi abordado no texto. Porém, tenho que discordar em um ponto. Não acho que a culpa seja a herança da educação. Quantas reportagens já vimos de pessoas que estão nessa vida por falta de recursos. Familias inteiras são obrigadas a morar embaixo de marquises pois não têm outra opção e, em alguns casos, tiram seu sustento no lixo, como a venda de recicláveis, por exemplo. Sem contar as crianças que fogem de casa por maus tratos ou abuso sexual de parentes ou vizinhos. Dinheiro também não dou, prefiro comprar algo, principalmente comida. Acho que o governo deveria criar um programa onde fosse oferecido emprego e abrigo provisório até que a pessoa pudesse se estabilizar, assim não ocorreria dos locais ficarem super lotados e as pessoas terem que voltar novamente para as ruas. Um pequeno passeio na cidade é suficiente para vermos a quantidade de imóveis abandonados que seriam perfeitos para montar abrigos. Basta uma iniciativa!
26/01/2010 às 17:53
Wagner Lopes
Adriana, gostei muito do seu ponto de vista.
Mas siga a linha de raciocínio.
Por que essas famílias são obrigadas a morar embaixo de marquises?
Por que elas não tem outra opção? Qual foi a origem disso?
Se essas pessoas se dedicassem aos estudos seriam melhor preparadas para a vida e para o mercado de trabalho, o que ocasionaria numa melhor condição de vida. Recursos não faltam, pois existem postos com internet grátis e bibliotecas com enorme conteúdo.
Como ela não se dedicou o suficiente, não será uma rotina de seus filhos, pois não terão em quem se espelhar. Se meus pais não estudaram, porque devo estudar? (na grande maioria dos casos é assim que funciona).
Outro fator importante a se destacar são exatamente seus filhos. Já que estão numa situação nada confortável, por qual motivo ter filhos? Sabendo-se que hoje existem vários tipos de contraceptivos ? Fora os custos com a sustentação do filho que não é nada barato.
Em relação as crianças, elas não tem culpa de nada. Infelizmente esse tipo de coisa acontece.
26/01/2010 às 18:15
Danilo
Infelizmente, atualmente, eu não encontro respostas para essas perguntas… Aliás, isso ja vem acontecendo de muito tempo pra ca…
Concordo, em partes, com tudo que foi escrito… Acredito que a base desse problema seja o sistema no qual vivemos… O sistema foi criado para isso acontecer, acho que não podemos simplesmente aceitar que é apenas uma questão de educação…
A máfia precisa de uma população burra e exatamente por isso ela não pode investir em uma educação concreta, e ainda que pudesse, não existiria espaço pra todos no mercado de trabalho…
Infelizmente somos todos vitimas do sistema e alguns, por sorte, não nasceram em uma família sem estrutura, sem a minima condição de educar alguem…
Podemos mudar isso??? Acredito que exista uma chance, uma pequena chance: Devemos trazer o poder de volta ao povo, devemos mostrar, em eleições, que quem está mandando é o povo… Mas a posição mais comoda é acreditar que as cores e os discursos dos programas eleitorais farão com que o futuro seja melhor… É linda a bandeira do brasil balançando atras do presidente da republica, né??? Pq valorizamos tanto isso se eles não podem olhar por nós??? Eu sempre votei nulo simplesmente por não acreditar no sistema implantado…
Alguem aqui confia no sistema eleitoral??? Não existe manipulação de resultados??? E os anos passados??? Os escandalos???
Esse assunto é muito abrangente e exatamente por isso eu acho que devo terminar por aqui…
Abraços
26/01/2010 às 20:02
gessica
Legal ver pessoas que saibam que tem alguma coisa errada com o sistema social ,porque da uma impressão que ninguém ta nem ai com o descaso que o Estado faz em relação aos moradosres de rua até nós mesmo as vezes passamos e nem se quer olhamos pra essas pessoas como se elas fossem algo invisível , quero deixa um recado para as pessoas que só achar errado não basta , é preciso agir .
31/01/2010 às 21:37
Gisele Braga
Vale lembrar que existem alguns planos do governo que muitas vezes não saem do papel que atingem a população de rua.
Os que existem são ineficientes e não atingem a todos:
como o restaurante popular, ja foram ate la almoçar um dia desses? eu fui, e dava pra perceber que tinham pessoas bem desfavorecidas, mas também muitas que tinham uma boa aparencia!
pois é, todos acabam se beneficiando… Assim como existem programas do governo como o bolsa família que atinge famílias carentes, mesmo as que estão de baixo da ponte, desde que as crianças estejam na escola… e que muitas vezes já vimos denuncias (mais uma vez) de pessoas favorecidas economicamente que também se aproveitam de tais programas…
Talvez se os politicos dessem exemplo e não fossem tão corruptos a população se concientizaria e não usufruiria do que “seria dos pobres”. Mas, quando todos nos deparamos com a politicagem, acabamos nos sentindo perdidos diante de fatos intangiveis, tão distantes, que a única coisa que pensamos é: Eles colocam no bolso o meu dinheiro, o imposto que pago, entao vou pegar o que é meu!
É um rouba daqui, outro dali… mas, se vocês repararem os que ganham menos são os mais honestos, que muitas vezes não burlam, não adquirem “o que não lhe pertence”, e ainda pagam seus impostos! e muitas vezes os mais favorecidos não pagam seus impostos e ainda conseguem se favorecer com os programas governamentais.
Coloco aqui também a minha revolta assim como a sua Wagner, pois vemos isso diariamente e simplesmente ficamos calados…
Como você mesmo sabe uma andorinha só não faz verão, eu sou mais uma economicamente desfavorecida, mas faço a minha parte! Eu já sonhei em fazer algo pelo país e tentar mudar tudo isso, mas as coisas são bemmm complicadas nesse sentido!
A política seria um dos passos para tais mudanças, porém todos teriam que ajudar, mas todos sabemos que quando se chega ao poder existem aqueles que empurram quem quer fazer algo para mudar e seus possíveis feitos são vetados… Esse é o erro do brasileiro, se vende facilmente, e muitos não estão dispostos a correr riscos, não morreriam pelo seu país! E os que teriam essa coragem muitas vezes não conseguem alcançar o seu destino!
22/08/2010 às 21:20
Anitta
Falar q as pessoas estão morando na rua apenas por falta de educação é reduzir e simplificar demais um assunto tão amplo e complexo. Eu sei q suas intenções são boas ao falar sobre o assunto e respeito isso, mas não é bem assim…
Mas concordo com vc sobre ninguém se interessa em fazer algo por exemplo: vc faz algo pra mudar essa situação?? Eu sinceramente não faço! Até queria, mas não faço.
24/08/2010 às 14:29
Susan Kate
Anitta, respeitamos sua crítica, mas quando o Wagner falou sobre Educação, ele quis falar dela em seu sentido mais global: A Educação ligada à moral e ética e ligada ao ensino – a Educação básica, passada pela família em casa, bem como a técnica, dada nas escolas de ensino primário, secundário e superior.
O Brasil é, sem dúvida, muito carente de uma rede de ensino adequada e a falta disso acarreta problemas sociais como a miséria citada no texto. Se o povo fosse mais educado, em todos os significados que isso possa ter, teríamos um país diferente. Nessa utopia, as pessoas saberiam respeitar e conviver com as diferenças, buscariam por si próprias uma vida melhor (no lugar de esperar que o governo pesque, asse e prepare o prato, colocando-o sobre a mesa) e buscariam sempre compreender e ajudar o próximo.
Concordo que o assunto é muito mais complexo do que foi explicitado, mas afirmo, assim como ele, que a base de tudo é a Educação. Ou melhor, a falta dela.
25/08/2010 às 01:55
Anitta
Susan Kate, talvez vc é q não tenha entendido… eu não escrevi falta de ensino, mas sim de educação, me referindo a exatamente à educação mencionada por vc.
Disse isso pq as vezes por inocência a gente recorre a um artificio chamado reducionismo e acaba caindo na generalização. Concordo plenamente quando vc diz que a educação é a base, mas sozinha não faz nada e tbm qndo vc escreve que “Nessa utopia, as pessoas saberiam respeitar e conviver com as diferenças, buscariam por si próprias uma vida melhor (no lugar de esperar que o governo pesque, asse e prepare o prato, colocando-o sobre a mesa) e buscariam sempre compreender e ajudar o próximo.” só q esses valores são relativos, não existe uma cartilha do que é certo ou errado. Pra vc isso é errado, pq foi assim que vc foi educada pelo seu pai e sua mãe, mas pro seu vizinho é outra coisa, pois foi educados com outros valores.
Retomo a minha pergunta: vc, assim como o Wagner, demonstra ter consciência moral de que um ser humano viver nessas condições é absurdo, mas o q vc faz pra mudar essa situação?
Entenda que os valores morais e éticos estão intrinsicamente ligados a forma como a sociedade está estruturada e essa sociedade em que vivemos “produz” pessoas cada vez mais egoistas e individualistas, que se preocupam cada vez menos com as outras pessoas a sua volta.
Por acaso é falta de educação não ajudar o próximo???
Eu acredito ter entendido bem o q ele escreveu, mas acho q ele se equivocou ao usar a falta de educação pra explicar tudo o q ele escreveu.
Uma pessoa que não se preocupa com o demais não é propriamente mal educada, pois isso tem a ver com a forma como entendemos o outro que é resultado da sociedade que vivemos e contruimos cotidiamente.
o assunto é complexo mesmo e eu já to ficando cansada de escrever…rsrs Mas espero q vc tenha entendido o meu ponto de vista
25/08/2010 às 02:02
Anitta
Esqueci de escrever…rsrs
O q eu queria ter dito mesmo, mas queria uma resposta dele (ou sua)antes era que se queremos mudar alguma realidade nós não devemos apontar culpados ou pseudo soluções, devemos agir. Qualquer mudança parte de fora pra dentro, do micro pro macro. Entretanto a gente passa tanto tempo falando ou escrevendo pra conscientizar as pessoas q tudo fica na idéia e vira utopia, quando o mais inspirador é o exemplo de suas ações.
25/08/2010 às 02:12
Susan Kate
Anitta, a ideia desse blog é justamente expor as nossas ideias e fazer com que os nossos leitores pensem, critiquem e escrevam. A sua contribuição, com a sua maneira de pensar, bem como a de todos os outros só vem a somar, por isso agradeço pelas palavras.
Concordo com o fato de que falar não adianta. Quanto às minhas ações, eu admito que são bem pequenas perto das que eu poderia tomar. Mas sempre que sou abordada por alguém na rua eu procuro ajudar com alimentos (me nego a dar dinheiro) e sempre que tenho tempo, converso com as crianças, enquanto lancho com elas. Pretendo no futuro, poder ajudar de alguma forma mais efetiva e menos emergencialista.
Acredito que a ideia do Wagner de usar o termo Educação seja uma espécie de medida a longo prazo para resolver os problemas sociais brasileros.
Beijinhos